domingo, 23 de outubro de 2011

13 - Summoners Spells, o que são?



Este é um guia feito para iniciantes ao jogo, principalmente para os players oriundos do DotA.

Diferentemente de DotA, onde só há as magias do próprio herói - sendo elas, salvo raras excessões, 4 - no league of legends há também as summoners spells. Agora você me pergunta, o que são summoners e quais são estas spells? Caro gafanhoto, summoner não é ninguém menos que você! Na história de league of legends os champions são controlados por summoners, que são os players, estes summoners podem intervir na batalha usando magias únicas independentemente do champion, e estas são as summoners spells!

Estas magias são em número de 13 e cada summoner pode usar apenas duas delas na batalha. Sendo então importantíssimo você saber definir quais serão as melhores para o seu champion e para as necessidades do seu time. Vale lembrar que seu summoner deve atingir certo nível para poder usar certas magias.

As spells são: Exhaust, Ghost, Heal, Revive, Smite, Teleport, Cleanse, Fortify, Clarity, Ignite, Rally, Clairvoyance e Flash. Cada uma delas será abordada neste guia, sendo indicadas as situações alvo destas magias.

Começamos então com a primeira delas: Exhaust!
 Exhaust                                        >

Descrição: Cega o alvo (100% de chance de miss) e diminui seu Movement Speed em 40% por 3 segundos.
Level necessário: 1
Quando é recomendada: Caros amigos, esta spell não é pelo slow, mas sim pelo miss! Então é recomendado usa-la em um carry físico (master yi, olaf, ashe, tristana ...).

Ghost                                            >

Descrição: Seu champion ignora a colisão de unidades e move-se 32% mais rápido por 14 segundos.
Level necessário: 1
Quando é recomendada: Bom, esta spell serve tanto para escape quanto para chase. Eu geralmente uso ela em champions em que eu preciso ter uma velocidade de movimento rápida para poder bater no inimigo, o que ocorre com os carry melee.

Heal                                               >

Descrição: Restaura 140 + 20 x level de vida do seu champion e 50% do valor para as unidades aliadas próximas. Se você estiver level 10, por exemplo, recuperará 340 de hp e os aliados que estiverem por perto 170.
Level necessário: 1
Quando é recomendada: Particularmente não uso esta spell, eu acho que, pensando só em si, é muito mais viável ter um teleport e voltar para a base caso queira recuperar vida. Durante a batalha dificilmente o heal irá lhe salvar, salvo situações em que você esteja sobre o efeito de algum DPS. Eu recomendo então que esta spell seja usada por champions que desempenhem a função de support, vai ajudar a manter-se vivo por alguns segundos e ainda cura os aliados.

Revive                                           >

Descrição: Revive instantaneamente seu champion no Spawning Pool. Além disso seu champion ganha um bonus de velocidade que vai diminuindo com o tempo.
Level necessário: 1
Quando é recomendada: Eu costumo usar esta magia quando jogo de Pantheon. Eu fico de starter, sempre que surge a oportunidade eu pulo stunando um inimigo, quando me matarem eu uso revive e ultimate para voltar e ajudar meu time na batalha.

 Smite                                           >

Descrição: Dá 420, mais 25 vezes seu level, ao alvo inimigo minion ou pet. Só pode ser usada em creeps, se você estiver level 10 vai dar 670 de dano.
Level necessário: 1
Quando é recomendada: Em uma situação: quando você for jungle.



 Teleport                                       >



Descrição: Após 4 segundos teleporta seu champion a um alvo aliado minion ou torre.
Level necessário: 1
Quando é recomendada: pessoalmente adoro esta magia, sempre que vejo a possibilidade eu uso ela. É boa por dois motivos principais: farm e gank. Com ela você se movimenta rapidamente pelo mapa, podendo ir até uma wave com muitos creeps farmar, ou ajudar um aliado que esteja em apuros.

 Cleanse                                        >
Descrição: Remove todos stuns, slows, taunts, fears, snares, sleeps, silences, blinds e immobilizers e diminui a duração de novos aplicados por 65% durante 3 segundos.
Level necessário: 2
Quando é recomendada: É recomendada quando os champions inimigos tenham muitos disables ou disable em área (galio, e.g.). Também em champions que vão estar na linha de frente e precisam bater (master yi, e.g.).

Fortify                                           >

Descrição: Confere invulnerabilidade para todas as torres aliadas e faz com que elas ataquem 100% mais rápido. Enquanto o Fortify está pronto para ser usado, você causa 9 de dano a mais em minions.
Level necessário: 4
Quando é recomendada: Recomendo esta magia aos supporters. Ajuda a segurar um push e ao supporter farmar na line (os 9 de dano ajudam muito).

Clarity                                           >

Descrição: Restaura 160 + 30 x level de manda para o seu champion e 50% deste valor para as unidades alidas que estejam por perto. Novamente vamos aos cálculos, level 10 você restaura 460 e teus amiguinhos 230.
Level necessário: 6
Quando é recomendada: Para champions que abusem de mana early game.

Ignite                                           >

Descrição: Ignite é uma magia que causa dano ao longo do tempo em um único champion inimigo, causando 50 de dano mais 20 de dano por level durante 5 segundos. Ignite ignora a resistência mágica e reduz a cura e regeneração do inimigo em 50%. Math time! Level 10 você dará 50 de dano por segundo, durante 5 segundos, ou seja, 250 de dano.
Level necessário: 7
Quando é recomendada: É uma magia boa para gankers, para garantir o frag. Também em lines agressivas e para champions específicos (tristana, vlad...).

Rally                                             >

Descrição: Summona um farol com 200 + 25 vezes seu level de vida por 15 segundos que aumenta o dano dos aliados em 10-35.
Level necessário: 8
Quando é recomendada: Gosto de usar ela com o taric, junto com o ultimate dele aumenta bastante o dano dos aliados. Também é viável quando você estiver fazendo uma tática pusher, para levar as torres rapidamente.

Clairvoyance                                 >

Descrição: Revela uma área do mapa por 6 segundos (conjurável em qualquer lugar).
Level necessário: 10
Quando é recomendada: Amigos ... a classe de supporter tem várias summoners spells usáveis em minha opinião e esta é outra delas. Bom para ver dragon, baron, golem, lizard quando estiver sem ward por lá. Esta spell é underated, mas pode definir um jogo.
Flash                                             >

Descrição: Teleporta seu champion para a localização do seu cursor (pra onde o mouse ta apontando).
Level necessário: 12
Quando é recomendada: Esta é uma das minhas preferidas. Definitivamente não serve, na maioria dos casos, para chase. Porém para escape ela é ótima, mas não me faça o erro de apenas usá-la pela distância que ela percorre, você deve usá-la para atravessar obstáculos que sem o flash não seria possível, despistando assim os inimigos. Serve também para start e para encaixar algumas spells (ultimate da morgana, nunu etc.)

Quando eu estiver com mais tempo coloco mais algumas informações sobre as summoners spells, como por exemplo os cooldown. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário